Home » » 20 anos sem Cazuza

20 anos sem Cazuza

Hoje faz 20 anos que Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza se foi, e não podia deixar de fazer um post sobre o artista e a pessoa que ele foi.

Nasce em 4 de abril de 1958, Agenor de Miranda Araújo Neto, o Cazuza, que só viria a aceitar seu nome de batismo, bem mais tarde, quando soube que um dos seus compositores favoritos, Cartola, também tinha o mesmo nome que ele. Criado em Ipanema, cresceu entre músicos da MPB que freqüentavam sua casa. Seus pais, João Araújo - produtor musical - e Lúcia - costureira -, não eram de família rica, mas o matricularam em uma escola cara, de padre jesuítas, Colégio Santo Inácio. Sua infância foi tranquila, foi um menino quieto e apegado a companhia da avó materna Alice.
Quando criança e com a mãe na praia
Na adolescência a rebeldia falou mais alto, terminou o colégio, e partiu para comunicação com a promessa do pai que ganharia um carro, mas desistiu em mais ou menos um mês de aulas. Já se vivia o sexo, drogas e rock 'n' roll na boemia do Baixo Leblon, mas para seus pais, foi um choque, saber que o filho era bissexual e usava drogas. Como não queria o filho fora dos trilhos, seu pai o colocou em 1976 para trabalhar na Som Livre, que logo desistiu também, assim como seu curso de fotografia na Universidade de Berkeley,mas como sempre inquieto, queria algo mais. E esse algo mais ele encontrou no grupo teatral Asdrúbal Trouxe o Trombone quando , onde começou a cantar.
Com Goga em Ipanema 1977 e Peça infantil Parabéns pra você com Ruiz Bellenda 1980
Em 1981 Léo Jaime apresentou Cazuza, a uma banda que precisa apenas de um vocalista, O Barão Vermelho, que deixou de fazer covers para então cantar músicas próprias. Em 1982, em apenas dois dias, o disco do Barão, foi gravado, e a partir daí só sucessos como "Pro dia nascer feliz", "Bete Balanço", "Maior abandonado" e "Por que a gente é assim?" caíram no gosto popular. Mesmo com um show bem sucedido em 1985, no Rock 'n Rio, a separação da banda, e a carreira solo foram inevitáveis. Nesse mesmo ano, após uma febre muito alto, foi feito um teste HIV que deu negativo. O álbum Cazuza, foi lançado no mesmo ano, com a colaboração de Frejat, entre outros.
Barão Vermelho 1983 e Com Miucha em seu aniversário de 28 anos
Em 1987, " Só se for a dois", consagrou sua carreira, com elogios da critica, e adoração popular, entretanto, Cazuza já sabia que estava com Aids, nessa época começava sua batalha contra a doença.Fez um tratamento com AZT em Boston, e em 1988 gravou o CD "Ideologia", pouco tempo depois assumiu publicamente que estava doente, mas não deixou de fazer shows, e mesmo mais contido no palco, não deixou de lado sua transgressão e no Canecão, cuspiu na bandeira nacional atirada por uma fã.
Início da carreira solo e Foto do Jornal Folha de São Paulo 1987
Seu último álbum foi "Burguesia", onde compôs já na cadeira de rodas compulsivamente. Em outubro de 1989, foi novamente para Boston, e ficou lá até março de 1990, mas não havia mais nada há se fazer, e assim, em 7 de julho de 1990, o Brasil perdeu um dos seus maiores artistas, numa “vida louca, vida breve”, aos 32 anos.Foto do CD Só se for a dois 1987 e Fazenda Inglesa 1988 com Mané
Update: Desinformação é uma coisa lamentável
erro grotesco

1 comentários:

Comentários ofensivos,preconceituosos, pornográficos ou contendo xingamento serão deletados.

Like us on Facebook
Follow us on Twitter
Recommend us on Google Plus
Subscribe me on RSS